Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Entre Virtudes e Vícios – educação, sociabilidades, cor e ensino de História

Entre virtudes e vícios reúne cinco ensaios autônomos e complementares e aposta em uma nova história da educação no Brasil. Desconstrói as formulações, representações e imagens negativas que o senso comum construiu e alimentou sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas, porque entende que essas imagens que insistem em permanecer no nosso imaginário reforçam antigos preconceitos que impedem o crescimento igualitário do país. Este livro caminha em direção a uma proposta de educação que comporta o diverso como um valor importante na estruturação de um país menos arrogante, porque tolerante e respeitoso com a diversidade cultural brasileira.

Ensino em Pesquisa – investigação sobre a educação das relações étnico-raciais

“Um dos grandes desafios da pesquisa em Educação, segundo nos parece, é compreender os agentes e as práticas escolares, de modo a desvendar os processos por que passa a escola no tempo presente”.
“Estas reflexões têm a compreensão de que o processo de socialização entre adolescentes negros e seus pares, no interior da escola, não pode ser desvinculado dos processos presentes na sociedade brasileiras”.”Esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais”.As afirmações acima são uma pequena amostra da diversidade de ideais reunidas neste livro. Quinze autores, cada um com o seu quinhão, discorrem sobre questões referentes às investigações sobre a educação das relações étnico-raciais e como tem despertado o interesse de crescente número de pessoas, principalmente de pesquisadores, professores, estudantes de iniciação científica, que se preocupam em compreender esse processo e participar de alguns dos principais desafios que temos pela frente, em termos de maior conhecimento da temática e de necessidade de aprofundamento de análises e proposições. Na busca desse conhecimento, o Núcleo GERA traz a público, em natureza científica, essa coletânea de artigos, frutos de estudos e pesquisas de uma vasta coletividade de estudiosos.

Educação, História e Problemas – cor e preconceito em discussão

Os textos que compõem este livro, em cada medida, dão conta da trajetória da pesquisa sobre a questão étnico-“racial”. Produzidos em momentos distintos, eles configuram abordagens classificadas tanto como históricas quanto pedagógicas. Eles testemunham uma inquietação sobre como a questão vem sendo pensada no universo acadêmico e como ela tem sido praticada nos ambientes escolares. 

Nesse sentido, os textos guardam uma unidade: a reflexão teórica a serviço não somente da compreensão do campo de estudo, mas da formulação de alternativas que evitem a reprodução do preconceito e da discriminação travestidos em conteúdos ou práticas pedagógicas da Educação Básica. (O livro tem sua primeira edição publicada no ano de 2012). 

Trajetórias da Diversidade na Educação – formação, patrimônio e identidade

O livro “Trajetórias da Diversidade na Educação – formação, patrimônio e identidade” reúne reflexões originadas de um compromisso que é, a um só tempo, acadêmico e político: construir uma Escola que promova uma educação que perceba a diferença como um valor e que não reproduza dois vícios de nossa sociedade: o racismo e o preconceito. Como já foi dito por mais de uma vez e por mais de uma pessoa, o racismo e seus desdobramentos são apreendidos, eles não são inerentes. Logo, condená-los e abandoná-los requer um aprendizado. O livro modestamente almeja ser uma contribuição para a implementação de uma Educação comprometida com a erradicação da discriminação e do preconceito do cotidiano escolar. Convidamos todos e todas à leitura!. (A primeira edição da obra encontra-se publicada no ano de 2012).

Wilma de Nazaré Baía Coelho
Mauro Cezar Coelho
Carlos Aldemir Farias
Iran Abreu Mendes

Educação e Relações Raciais – conceituação e historicidade

A diversidade dos objetos de investigação tratados neste livro percorrem um longo caminho, que vai deste uma análise da experiência norte-americana sobre as ações afirmativas; passa pelo movimento da cultura Hip-Hop no Brasil; deflagra, a partir das narrativas orais, os processos de educação e memória sobre o que vem a ser quilombola, até chegar ao pertencimento racial e ás relações sociais estabelecidas em alguns espaços escolares da região amazônica. As discussões trazidas à tona  apontam, sobretudo para a valorização da identidade negra no sistema educacional brasileiro e para o fortalecimento de uma identidade positiva no tocante à superação da marca racial por meio das políticas de ações afirmativas e marcos regulatórios. Os autores debatem, ainda, questões que atualmente estão sob o impacto das representações acerca de raça, etnia, preconceito e discriminação racial, bem como suas implicações no processo educacional, especialmente quando relacionados a formação de professores, de modo a vislumbrar como os novos marcos legais com a questão étnico-racial têm sido implementados nas escolas da região  Norte, a partir das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. (O livro encontra-se publicado em sua 1ª edição no ano de 2010).

Carlos Aldemir Farias – P UC/S
PIran Abreu Mendes – UFRN
Coordenadores da Coleção

Visibilidades e Desafios – estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial na escola

É notório perceber que o processo educacional e o investimento em educação no Brasil nas últimas décadas vêm apresentando melhores resultados. No entanto, a formação de profissionais para atuar neste setor não se exime de críticas e questionamentos que nos fazem refletir sobre a realidade, principalmente quando se refere à questão étnico-racial, latente em nossa sociedade e esporadicamente divulgada nos meios de comunicação.A obra “Estratégias pedagógicas para a abordagem da questão racial na escola”, oriunda de um Curso de Especialização coordenado pela Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho, nos oferece proposições direcionadas à prática docente. Longe de manuais ou roteiros, são apresentadas pesquisas que estimulam a reflexão sobre técnicas e conteúdos de questões étnico-raciais na educação formal, com ênfase no Ensino Fundamental. Trata-se de uma abordagem reflexiva e provocativa, que a caracteriza como um diferencial no trato dessas questões. (A obra encontra-se publicada em sua 1ª edição no ano de 2011).

Sérgio Cardoso de Moraes – UFPA

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