Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Raça, cor e diferença – a escola e a diversidade

Este livro se situa como uma contribuição para a construção da massa crítica necessária à reflexão sobre o processo educacional e sobre a revisão do que ele tem de nocivo – a reprodução do preconceito e das práticas discriminatórias. Uma contribuição que se debate com os limites impostos pela pesquisa feita e com as dificuldades inerentes à construção de uma boa base teórica sólida para a compreensão da questão, sem as facilidades de um discurso próprio para os momentos de catarse, mas pouco produtivo para a construção de soluções. (O livro possui a 1ª edição publicada no ano de 2009 e a 2ª em 2010). 

Educação para a Diversidade – olhares sobre a educação para as relações étnico-raciais

Este livro apresenta uma coletânea de treze artigos que discutem, analisam e refletem sobre educação e diversidade cultural no Brasil, especificamente na Amazônia. Os enfoques recaem sobre os textos do racismo, da discriminação e dos preconceitos expressos nos livros didáticos, nas práticas escolares e nas narrativas do sujeitos. Ideias, conceitos e olhares diversos se interconectaram para refletir sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica; Sobre a ausência e o tratamento dispensado às populações indígenas e afrodescendentes nos livros didáticos; sobre as identidades negadas; sobre o currículo e as relações étnico-raciais na escolas. Operar uma mudança de foco na educação, politizar a atuação dos professores e desconstruir as representações discriminatórias sofridas pelos sujeitos nos espaços escolares do Brasil se constituem nas apostas deste livro. (A obra encontra-se publicada em sua 1ª edição no ano de 2010).

Carlos Aldemir Farias da Silva – PUC/SP

A Cor Ausente

Este livro diagnostica um dos graves problemas da Educação no Brasil: o não enfrentamento da discriminação e do preconceito. Mais do que denunciar sua existência, ele analisa uma de suas matrizes: a ausência da discussão sobre Raça, Cor e Preconceito na formação do docente. muitos podem querer acreditar que isto é consequência do processo de miscigenação vivido no Brasil, o qual exclui o racismo da prática social, ao menos dentro do espaço escolar. Trata-se de uma leitura obrigatória, sob vários aspectos: deslinda um universo educacional pouco conhecido, como é, de resto, boa parte da experiência vivida pelas populações da Amazônia Brasileira; analisa, dentro desse universo, uma das origens da discriminação no universo escolar; discute, sob uma perspectiva muito interessante, o lugar da educação escolar reprodutora da matriz social ( em suas virtudes e vícios) ou depuradora das concepções que o senso comum institui. (O livro encontra-se publicado em sua 1ª edição no ano de 2006 e a 2ª no ano de 2009).

Mauro Cezar Coelho – UFPA

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