Práticas antirracistas no Pará
Discutir a Educação para as Relações Étnico-Raciais se constitui no cenário atual, um desafio com enfrentamentos a serem concretizados a muitas mãos. Entender o empreendimento realizado por atores sociais no fortalecimento desta temática como um compromisso social, acadêmico, político e cidadão que demanda visibilidade para a materialização da discussão da Erer no cenário atual parece imperativo.
Os NEAB e NEABIs aqui reunidos, as instituições e os quinze pesquisadores/as mobilizados pelo objetivo comum de uma educação antirracista, socializam suas experiências para a enfrentamento do racismo e da discriminação racial por meio de processos formativos de toda a natureza.
As estratégias pedagógicas concretizadas pelos diferentes Núcleos de Estudos, sinalizam os diferentes processos de intervenção, seja por meio da extensão, como o caso dos NEABIs/IFPA dos Campi de Abaetetuba; Altamira; Belém; Breves; Itaituba e Parauapebas, seja por meio da pesquisa, como é ocaso do Núcleo GERA, com a pesquisa “Para além da sala de aula – sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e ação pedagógica (2018-2019)” (pesquisa em andamento, sob financiamento do CNPq) cujo objetivo incide sobre as ações pedagógicas e sobre as sociabilidades adolescentes, no tocante a subversão do racismo e da discriminação racial.
Para acessar o e-book cliqueaqui