Formação de professores, diversidade e BNCC: debates marcam abertura do Seminário GERA/2021
A abertura do Seminário do Núcleo GERA/UFPA ocorreu nesta quarta-feira, 8 de novembro, com a interlocução de professores e professoras de distintas Regiões e instituições brasileiras, trazendo reflexões que encaminham no curso de suas pesquisas, para debater uma pauta que se constitui latente na sociedade brasileira: “Formação de Professores, Diversidade e BNCC: pautas para um debate”.
A Mesa de Abertura do evento contou com a participação de:
Prof.ª. Drª. Cicera Nunes (URCA): membro da ABNP e da ANPED. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua como Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-raciais (NEGRER/URCA), e integra a Coordenação Geral do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Desenvolve projetos de intervenção na Educação Básica em atendimento às Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08.
Prof. Dr. Cleber Santos Vieira (UNIFESP/Presidente da ABPN): membro do NEAB/UNIFESP, Coordenador dos CONNEABs e Grupos Correlatos. Atuou como Diretor de Relações Institucionais da ABPN no biênio 2018-2020. Como Professor Adjunto, integra o corpo docente do Departamento de Educação na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.
Prof.ª. Drª. Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci (UFMG): Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua em projetos de pesquisa dentro do campo sobre o Ensino de História. Desenvolve estudo a respeito do saber histórico escolar conformado sobre a colonização portuguesa na Educação Básica. Entre junho de 2015 e abril de 2016 foi assessora e integrante do corpo de especialistas da Secretaria de Educação Básica do MEC para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular.
Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho (UFPA): membro do Núcleo GERA/UFPA. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História, no Programa de História Social da Amazônia (PPHIST), e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Foi especialista convidado pelo MEC para elaboração da Base Nacional Comum Curricular, em 2015. Compôs, ainda, a diretoria da ANPUH durante o biênio 2019-2021, ocasião na qual participou da criação do prêmio de Ensino de História Déa Fenelon.