Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Histórico

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) tem sua trajetória iniciada no ano de 2006 a partir dos trabalhos de pesquisa e ensino, relacionando sua consonância com a missão da universidade e com o disposto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Desse modo, o objetivo precípuo do núcleo reside no aprofundamento do conhecimento sobre relações étnico-raciais na análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea a partir da realidade amazônica.
Nesse sentido, o Núcleo GERA integra e colabora na consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana. Para tanto, promove a reunião de professores da Educação Básica da rede pública e particular de ensino, de pesquisadores, de especialistas, de estudantes de graduação e de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, provenientes de diferentes instituições de ensino superior, especialmente do campo educacional, com o objetivo de debater questões que, atualmente, estão sob o impacto das representações acerca de raçaetniapreconceito racial e suas implicações no processo educacional, especialmente quando relacionadas à Formação de Professores.
Destarte, o núcleo desenvolve suas atividades por meio de formação, discussão, divulgação e projetos de pesquisa. A formação consiste em reuniões mensais para a leitura e debate da literatura especializada sobre relações étnico-raciais e educação. A problematização e a divulgação da temática se realizam por meio de seminários anuais que buscam reunir o público acadêmico e não-acadêmico, promovendo discussão, seção de pesquisas e sugerindo encaminhamentos com relação à compreensão da diversidade cultural em todas as modalidades de ensino. O objetivo desses referidos eventos é fomentar a discussão sobre os novos marcos legais para a educação das relações étnico-raciaisformação docente e Educação Básica, por considerar que a produção de uma educação antirracista tem que passar por pelo tripé: Formação Inicial, Formação Continuada e Legislação.
Concomitante às demais atividades arroladas, o GERA desenvolve pesquisas com a participação de parte de seus integrantes, perscrutando o campo da Educação Básica com o objetivo de analisar as categorias dos agentes escolares – professores, técnicos e alunos – acerca de termos como raçaetniapreconceito e discriminação racial no universo escolar, de modo a vislumbrar como os novos marcos legais para o trato com a questão étnico-racial têm sido implementados nessa modalidade de ensino. As pesquisas se concentram no estudo das práticas pedagógicas de agentes escolares na Educação Básica.