Um estudo sobre a formação do professor de história para a escola básica: o curso de licenciatura em história da ufpa, campus Belém (2011-2018)
Esta dissertação insere-se na temática sobre “Formação de professores”. Busca, como objetivo geral, compreender os saberes da docência na formação inicial de professores, no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, e como objetivos específicos, identificar, com base na literatura especializada (2011-2018), os saberes da docência presentes no campo da formação inicial do professor de História; e relacionar como tais saberes figuram na legislação nacional docente, nos documentos institucionais e na percepção de parte dos discentes do referido curso. Para tanto, o aporte teórico subsidia-se nas formulações de Pierre Félix Bourdieu (2012) sobre os conceitos de habitus e campo, recorrendo à análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) como suporte metodológico, no que tange à categorização, sistematização e enunciação dos dados. Dentre os resultados, identificou-se a conformação simultânea da ordem de importância do “saber de referência”, do “saber pedagógico” e da “relação teoria e prática” no campo da formação inicial do professor de História. Todavia, a partir dos apontamentos da literatura especializada, depreende-se que há, ainda, permanência do “lugar secundário” ou mesmo “acessório” da formação docente nos cursos de História, com ênfase no “saber de referência” em detrimento do “saber pedagógico”. Quanto à percepção dos discentes, conclui-se que a mesma difere dos encaminhamentos expressos na legislação nacional docente e nos documentos institucionais, pois restringe os saberes da docência ao domínio do “saber de referência”, como preponderante na formação docente para atuar na escola básica.