Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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Reforma do Ensino Médio e a Disciplina História: leituras sobre as repercussões da proposta da BNCC

Publicado em 7 de março de 2022

A pesquisa A Reforma do Ensino Médio e a Disciplina História: Leituras sobre as repercussões da proposta da BNCC foi gerada ao participar das discussões da BNCC – Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental homologada em 2017 e também da BNCC do nível médio homologada em dezembro de 2018. O objetivo da pesquisa foi aprofundar algumas questões que ali apareceram, dentre essas quais as consequências e mudanças que ocorreriam a partir da Reforma do Ensino Médio para a disciplina de História e como o debate sobre esta proposta circulou/circula na imprensa. Objetivamos também contribuir com o debate criando acessos para que outros professores e pesquisadores possam acompanhar o desenvolvimento da aplicação da BNCC por meio da mídia digital. Nesse sentido, elaboramos dois capítulos. No primeiro deles apresentamos, em linhas gerais, o que é a BNCC do ensino médio para a área de Ciências Humanas, discutimos sobre as análises de teóricos e especialistas sobre o tema e o processo de sua aplicação via Medida Provisória, proposta pelo governo de Michel Temer. No segundo capítulo analisamos como a imprensa, por meio de publicações virtuais, expõe o pensamento da sociedade e os interesses de determinados grupos no percurso que a medida provisória percorre até a homologação da Lei 13.415 em fevereiro de 2017 e a aprovação final da BNCC em 2018. Por fim, criamos um blog intitulado (EM) REFORMA com o objetivo de divulgar, num mesmo espaço diversos textos sobre o tema, bem como propiciar um debate entre os interessados pelo assunto e, ainda, divulgar os caminhos desta pesquisa, autores, artigos e matérias utilizadas na composição do texto que apresentaremos aqui.