Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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Letramento Digital na BNCC: estudo das competências e habilidades no componente de língua portuguesa no Ensino Médio

Publicado em 7 de março de 2022

O foco principal deste trabalho é investigar as concepções de letramento digital apresentadas no componente curricular Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, à luz das teorias dos multiletramentos, dos novos letramentos e da pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996). Para tanto, fundamentamo-nos, principalmente, nas premissas dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), em que está inserido o letramento digital, que reconhece a necessidade de desenvolvimento de uma nova postura, denominada novo ethos, para lidar com as novas tecnologias. Com o propósito de investigarmos como a BNCC retratou a cultura digital e este novo ethos na a etapa do Ensino Médio, elaboramos uma análise em torno competências e das habilidades para averiguarmos as concepções de letramento digital nesse documento. Antes de analisarmos as competências e as habilidades, investigamos a relação de outros elementos composicionais da base, como os campos de atuação e os eixos de integração, a partir da pedagogia dos multiletramentos – no que se refere aos três eixos norteadores “o que”, o “por que” e o “como”. Para esse propósito, em termos teóricos, além do manifesto da pedagogia dos multiletramentos (1996), nos pautamos em Cope e Kalantzis (2009) e em Pinheiro (2016). Referente ao processo metodológico, realizamos uma pesquisa documental-bibliográfica, de caráter qualitativo. Nossos procedimentos de análise estão ancorados nos fundamentos teórico-metodológicos denominados Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os procedimentos de análise seguiram a seguinte ordem: 1) Pré-análise: estudo do documento a ser analisado e levantamento das questões a serem respondidas; 2) Exploração do material: codificação dos componentes a serem analisados e levantamento de categorias para agrupamento dos dados e 3) Tratamento e interpretação dos dados. Em relação aos resultados, percebemos uma forte relação entre a pedagogia dos multiletramenrtos e as teorias dos multiletramentos e dos novos letramentos com os enunciados do componente de Língua Portuguesa. Nossos dados nos permitiram identificar, ainda, que a BNCC do Ensino Médio promoveu grande destaque à cultura digital e ao letramento digital. Depois de analisarmos as competências e habilidades selecionadas, identificamos quatro concepções de letramento digital referentes ao componente em análise: 1. Letramento digital quanto à técnica; 2. Letramento digital quanto à aplicação; 3. Letramento digital quanto ao uso; 4. Letramento digital quanto à reflexão. Assim, por meio desse estudo, vimos que o componente Língua Portuguesa do Ensino Médio dialoga com as premissas dos multiletramentos e dos novos letramentos permitindo a ampliação de novas práticas de aprendizagens no contexto escolar.