Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula

Publicado em 1 de março de 2022

O objetivo deste trabalho é identificar as bases epistemológicas e os marcos legais que sustentam a concepção de habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular destinada ao Ensino Médio. A pesquisa teve caráter documental; durante sua realização, também foram analisa dos três materiais de educação socioemocional de editoras brasileiras a fim de melhor compreender como o conceito trazido pela Base Nacional Comum Curricular pode comparecer nas atividades escolares. Além do conteúdo explícito, também foi considerado o contexto sociopolítico que perpassa pelas temáticas abordadas por tais materiais. Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular busca manter a pluralidade dos currículos e a autonomia das escolas, foram apresentados benefícios e riscos da adoção do conceito aberto sobre habilidades sociais e emocionais e suas possíveis implicações na formação dos educandos e na atuação do professor. Ademais, o trabalho teve por sustentáculo a visão da psicologia escolar crítica, principalmente pelas contribuições das pesquisadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.