As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Este artigo, que se encontra no contexto da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar quais os elos existentes entre a abordagem dialógica, proveniente dos estudos do Círculo de Bakhtin, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para chegarmos ao objetivo proposto, fizemos um recorte e analisamos a BNCC do ensino médio, em especial sua composição e suas competências gerais. Como aporte teórico, usamos os estudos baktinianos e da Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de uma análise dialógica do discurso do documento normativo BNCC. Mesmo a BNCC não explicitando em qual base teórica esteja ancorada, constatamos nesta pesquisa, que se mostra ainda preliminar, que a abordagem dialógica, a partir de conceitos como interação verbal, dialogismo, gêneros do discurso e cronotopo estão presentes de forma considerável no referido documento normativo, permitindo, assim, uma prática pedagógica mais social e humana, na qual aos sujeitos envolvidos são protagonistas nesse processo, que é totalmente dialógico e que se mostra cada vez mais dinâmico, interacional e responsivo, no processo alteritário entre educando e educadores, em qualquer contexto da educação básica brasileira.