Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Publicado em 1 de março de 2022

Este artigo, que se encontra no contexto da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar quais os elos existentes entre a abordagem dialógica, proveniente dos estudos do Círculo de Bakhtin, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para chegarmos ao objetivo proposto, fizemos um recorte e analisamos a BNCC do ensino médio, em especial sua composição e suas competências gerais. Como aporte teórico, usamos os estudos baktinianos e da Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de uma análise dialógica do discurso do documento normativo BNCC. Mesmo a BNCC não explicitando em qual base teórica esteja ancorada, constatamos nesta pesquisa, que se mostra ainda preliminar, que a abordagem dialógica, a partir de conceitos como interação verbal, dialogismo, gêneros do discurso e cronotopo estão presentes de forma considerável no referido documento normativo, permitindo, assim, uma prática pedagógica mais social e humana, na qual aos sujeitos envolvidos são protagonistas nesse processo, que é totalmente dialógico e que se mostra cada vez mais dinâmico, interacional e responsivo, no processo alteritário entre educando e educadores, em qualquer contexto da educação básica brasileira.