Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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A reforma do Ensino médio mudança para melhor? Análise da reforma do ensino médio e proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Publicado em 7 de março de 2022

O presente trabalho tem como tema central a atual reforma do ensino médio – Medida Provisória n.º 746, de 22 de setembro de 2016. O objetivo é estudar os documentos referentes à reforma e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2018, e legislações como Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, Diretrizes Curriculares Nacionais, além de descrever as principais mudanças que aconteceram na educação brasileira e no ensino médio, foco da nossa pesquisa. Ouvimos os professores e gestores sobre a reforma do ensino médio, buscando identificar se na visão deles a mudança é positiva e se conhecem a referida medida provisória. Para tanto, utilizamos questionários como instrumento de pesquisa. Descrevemos as principais mudanças históricas ocorridas na educação brasileira, dando destaque ao ensino médio e utilizando para tanto a revisão da literatura e levantamento bibliográfico – com autores que nos respaldassem nesse sentido. Em momento posterior, após finalizarmos o estudo das reformas já realizadas ao longo de nossa história e analisarmos a fala dos professores, constatamos que, embora muitas reformas tenham ocorrido, não foi possível destacar alguma melhora. Em relação aos participantes da pesquisa, constatamos na fala dos professores que estes não apresentam conhecimento sobre a atual reforma, permitindo afirmar que não existe coerência entre o discurso dos professores e o discurso oficial. Nesse sentido, propomos a organização de material e a oferta de encontros presenciais para oportunizar debates junto aos docentes e gestores das instituições envolvidas, promovendo um momento de reflexão sobre a atual proposta da BNCC e sua efetiva aplicação no âmbito escolar.