A BNCC para o Ensino Médio: Tecnologias Digitais e a Influência da Mídia na Vida dos Estudantes
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo oportuno sobre as orientações e recomendações oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular — BNCC no tocante ao Ensino Médio com relação às tecnologias digitais e a mídia na área de Linguagens e suas tecnologias. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação — TDIC estão presentes em todas as esferas da sociedade contemporânea. Esses recursos configuram novos hábitos, com os quais são estabelecidas relações e se executam tarefas, como o acesso à informação e o ato de ensinar e aprender. Em observância a BNCC e o contexto, o artigo apresenta as perspectivas pensadas a respeito deste assunto. Este trabalho tem como base teórica Recuero (2009), Freire e Guimarães (2011), Gabriel (2013), entre outros. Para tanto, está em desenvolvimento pesquisa qualitativa com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá/MT, utilizando o grupo focal como técnica para a coleta de dados. É possível concluir, de modo preliminar, que há influência do conteúdo das redes sociais digitais em vários aspectos da vida social dos estudantes, bem como a necessidade de desenvolver habilidades para reconhecer as nuances das mensagens das redes. Dessa maneira, se espera que a pesquisa possa auxiliar a escola e os professores, inseridos nesse contexto de sociabilidade digital, a buscar alternativas e proposições com o objetivo de uma relação saudável e crítica com o universo cibernético.