A BNCC e suas implicações no Ensino Médio: a utilização do software geogebra no conteúdo de razões trignométricas
Nesta pesquisa investigamos as possibilidades de desenvolvimento das competências tecnológicas de Philippe Perrenoud, juntamente com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Abordamos o conteúdo de razões trigonométricas do primeiro ano do Ensino Médio. Tivemos como referência a leitura dos seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Selecionamos o referido conteúdo, pelo fato dos estudantes apresentarem dificuldades em associar o triângulo retângulo ao ciclo trigonométrico. Nesta perspectiva, são lançadas situações-problema vivenciadas no cotidiano do discente com uma sequência didática desenvolvida no software GeoGebra, que possibilitou o conhecimento no entorno tecnológico. O desenvolvimento das competências tecnológicas oportunizou as discussões de conceitos matemáticos e auxiliaram na construção do conhecimento relacionado ao conteúdo. Assim, essa pesquisa busca observar o conhecimento adquirido após a sequência de aulas no desenvolvimento de novas habilidades da 5a competência da BNCC e na utilização das tecnologias digitais no aprendizado das razões trigonométricas. Houve um levantamento bibliográfico nos seguintes materiais: livros, artigos, revistas, teses sobre a temática, bem como consulta aos documentos legais da Educação. Logo após, uma sequência de aulas e análise dos dados coletados. Concluímos que a abordagem Matemática em um entorno tecnológico com o GeoGebra, possibilitou uma visão abrangente de diversos conceitos considerados fundamentais para o ensino da trigonometria, principalmente por ser um objeto manipulável, o que tornou possível a superação de dificuldades no que se refere à disciplina de Matemática.