Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

A BNCC e suas implicações no Ensino Médio: a utilização do software geogebra no conteúdo de razões trignométricas

Publicado em 7 de março de 2022

Nesta pesquisa investigamos as possibilidades de desenvolvimento das competências tecnológicas de Philippe Perrenoud, juntamente com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Abordamos o conteúdo de razões trigonométricas do primeiro ano do Ensino Médio. Tivemos como referência a leitura dos seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Selecionamos o referido conteúdo, pelo fato dos estudantes apresentarem dificuldades em associar o triângulo retângulo ao ciclo trigonométrico. Nesta perspectiva, são lançadas situações-problema vivenciadas no cotidiano do discente com uma sequência didática desenvolvida no software GeoGebra, que possibilitou o conhecimento no entorno tecnológico. O desenvolvimento das competências tecnológicas oportunizou as discussões de conceitos matemáticos e auxiliaram na construção do conhecimento relacionado ao conteúdo. Assim, essa pesquisa busca observar o conhecimento adquirido após a sequência de aulas no desenvolvimento de novas habilidades da 5a competência da BNCC e na utilização das tecnologias digitais no aprendizado das razões trigonométricas. Houve um levantamento bibliográfico nos seguintes materiais: livros, artigos, revistas, teses sobre a temática, bem como consulta aos documentos legais da Educação. Logo após, uma sequência de aulas e análise dos dados coletados. Concluímos que a abordagem Matemática em um entorno tecnológico com o GeoGebra, possibilitou uma visão abrangente de diversos conceitos considerados fundamentais para o ensino da trigonometria, principalmente por ser um objeto manipulável, o que tornou possível a superação de dificuldades no que se refere à disciplina de Matemática.