Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio: o engodo da formação

Publicado em 7 de março de 2022

Este trabalho objetiva analisar filosoficamente a BNCC do Ensino Médio, à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, expressos em obras de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e seus intérpretes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com dados obtidos através de levantamento bibliográfico exploratório e análise documental. Com relação aos conteúdos analisados, elencamos aspectos da reforma do Ensino Médio que atuam de forma contrária à promoção da formação e do pensamento emancipado e autocrítico, que intencionalmente ocasionam o arrefecimento da memória, da tensão entre pensamento e realidade e hipervalorizam a imediatez, fetichizando o processo de ensino-aprendizagem e tratando o professor como um gerente dos conhecimentos a serem mobilizados para o mundo do trabalho, no sistema capitalista. Dessa forma, analisamos o contexto da distribuição da tecnologia, bem como a função dessa para o esclarecimento num sistema totalitário e seu modo de produção. A BNCC não apenas utiliza a tecnologia, como torna-se uma tecnologia de dominação e do engodo da formação. Por conseguinte, analisa-se a organização dos itinerários formativos, de forma a perceber a predisposição para o enfraquecimento dos arranjos curriculares, que já polarizam de antemão o prosseguimento dos estudos e o treinamento para o mundo do trabalho, separando teoria e prática e, consequentemente, causando uma cisão na tensão existente entre pensamento e realidade. Também analisamos os documentos referentes à implementação da BNCC para o Ensino Médio, bem como as diferentes apropriações da letra da norma, em diferentes estratificações sociais.