Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Física Presentes na BNCC do Ensino Médio
Esse estudo buscou investigar os Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Física expressos na BNCC do ensino médio. Para isso, buscamos responder à seguinte pergunta: o processo de construção da BNCC do Ensino Médio, absorve e expressa o acúmulo dos debates e produções referentes às abordagens pedagógicas de Educação Física? Diante da elaboração do problema, levantamos a seguinte hipótese que serviu de fio conductor para esse estudo: a BNCC do Ensino Médio não expressa o debate e acúmulo das abordagens pedagógicas de educação física, de forma que a construção dessa Base não proporcionou um amplo debate entre os indivíduos que estão presentes no chão da escola e da sociedade no geral. Dessa forma, nosso objetivo foi: fazer a discussão dos fundamentos teóricos e metodológicos que balizam a proposta da BNCC e a Educação Física Escolar; identificar as concepções de currículo expressas no documento da Base; discutir os aspectos políticos e pedagógicos da proposta de Educação Física na BNCC; discutir as contradições expressas na relação governo e sociedade civil, expostas na elaboração da BNCC enquanto uma política de Estado. A construção desse trabalho pautou-se pela defesa da teoria do conhecimento materialista histórico dialético, e como técnica de pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo. Assim sendo, buscamos expor uma discussão sobre a Educação e qual papel esta vem cumprindo na sociedade capitalista, como também, fizemos um esforço de abordar os aspectos históricos, políticos e pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, e assim compreendê-la para além de uma política educacional. Utilizamo-nos da Pedagogia Histórico-Crítica para problematizar a questão do currículo e da Educação Física presentes na BNCC. Feito isto, tecemos a análise do documento, evidenciando os fundamentos teóricos metodológicos da Educação Física presentes na BNCC do ensino médio a partir de um contexto político em que foi instituído um golpe jurídico-parlamentar e midiático. Ao apresentar as considerações finais, expressamos críticas contundentes à construção da BNCC nesses moldes em que apresenta um alinhamento da política educacional brasileira aos interesses do Estado neoliberal, atendendo a cartilha dos organismos internacionais, em detrimento de uma ampla e efetiva participação popular no processo de construção da BNCC. O documento invisibiliza a Educação Física no ensino médio, privando os indivíduos de acessar aos conhecimentos da cultura corporal. Contudo, afirmamos que, nesse momento histórico de avanço de uma política neoconservadora, é fundamental fazer a defesa da Pedagogia Histórico-Crítica, aliada à abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, no entendimento de que essa base teórica contribui para potencializar a luta daqueles que se propõem a defender o acesso ao saber científico, a escola pública, gratuita, de qualidade e para todos.