A Educação Literária no Ensino Médio: análises, reflexões e desafios sobre ensinar Literatura
Esta dissertação apresenta por objetivo analisar como a disciplina de Literatura é trabalhada no Ensino Médio da Educação Básica em um contexto de escola particular do estado de São Paulo. Para subsidiar tal análise, propusemos um recorte histórico e analítico dos documentos que compõem a área educacional brasileira tais como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Currículo do Estado de São Paulo a fim de interpretarmos como a educação literária se apresenta em tais documentos norteadores das atuais modificações curriculares e organizacionais para a implementação do novo Ensino Médio, um dos desafios que ora se apresenta no âmbito da formação e atuação de professores. Centralizamos naqueles documentos a área de Linguagens, enfatizando as potencialidades didáticas que a literatura pode possibilitar para o desenvolvimento da leitura crítica e para o conhecimento de mundo e de texto/discurso nos alunos envolvidos. Para essa reflexão, utilizamos como fundamentação teórica autores que discutem a importância da literatura e do letramento literário como: Cândido (1989); Lajolo (2001); Bosi (1994); Rocco (1992); Zinani (2002), Cosson (2006; 2014), entre outros que julgamos necessários para o foco da presente pesquisa. Desse modo, procedemos à análise dos documentos oficiais citados e a implementação do material didático Literatura do Sistema FTD, em uma disciplina de Literatura no Ensino Médio. Os resultados de nossas análises evidenciam alguns descompassos entre o que é proposto pelos documentos e como a disciplina se desenvolve nos materiais didáticos usados na sala de aula, principalmente por meio de uma abordagem utilizada para o desenvolvimento da leitura crítica, revelando, muitas vezes um distanciamento entre os estudantes e a área estudada.