Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

BNCC do ensino médio: um olhar sobre os conteúdos de área e volume nos livros didáticos de matemática

Publicado em 3 de março de 2022

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de três coleções de livros didáticos de Matemática de Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018. O foco de estudo esteve nos conteúdos de área e volume, e para a análise foi considerado como referencial teórico o conhecimento especializado do professor de Matemática. Para discussão no evento, nosso objetivo é trazer os resultados que tangem à apreciação desses conceitos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após uma análise documental pudemos perceber que, ainda que os livros tenham sido escritos antes da publicação da BNCC, a maior parte das habilidades sugeridas por esse documento é contemplada no desenvolvimento desses conteúdos.