BNCC do Ensino Médio e Trabalho Pedagógico da Escola: propostas da audiência pública de Brasília
A elaboração da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio foi marcada por ações contraditórias entre o Estado e os atores sociais que clamam por participação nas decisões que afetam a Educação Básica no Brasil. Este artigo resulta de estudo realizado na fase de elaboração do Parecer final do texto da Base e objetiva refletir sobre as implicações da BNCC do Ensino Médio no trabalho pedagógico da escola e na construção do conhecimento. Em um contexto marcado por disputas entre os múltiplos atores socioestatais, foram organizadas audiências públicas nas cinco regiões do país como estratégia de legitimação do texto junto à sociedade civil. Nessas ocasiões as entidades participantes puderam entregar ao Conselho Nacional de Educação, notas, avaliações técnicas e moções ao texto inicial. Os dados foram levantados da observação da audiência pública de Brasília, dos documentos entregues pelas entidades e do Parecer final do relator. Os resultados revelam que a Base do Ensino Médio repercutirá no trabalho pedagógico da escola alijando a formação dos estudantes, padronizando conhecimentos, reforçando a dualidade da educação para os diferentes grupos sociais e afetando a autonomia docente, fragilizando a sua profissionalidade.