Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

A BNCC no Contexto da Prática: em meio a uma pandemia, é possível pensar a educação sob outras “bases”?

Publicado em 1 de março de 2022

Esta pesquisa investiga como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo produzida em/por escolas de Ensino Médio Regular do município de Aracati/CE. Com base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998), questiona uma visão estadocêntrica de constituição das políticas e entende a sua produção de forma cíclica e em múltiplos contextos. Defende que o conhecimento expresso na política de currículo precisa estar imerso em um sistema de significados para que seu sentido seja apreendido pelos sujeitos. Trata de uma pesquisa qualitativa e tem como participantes professores e gestores efetivos de duas escolas estaduais de Ensino Médio (EEM) regular, situadas no município de Aracati/CE. A produção de dados foi realizada mediante organização de três Grupos Focais para perceber, por meio do acesso a esses discursos presentes no contexto da prática, como as escolas significam/traduzem a política da BNCC. Considera que novos sentidos continuam sendo produzidos no contexto da prática em relação à BNCC e outras disputas por hegemonia estão em cena, o que impacta na política que está sendo construída por esses sujeitos nessas instituições. Questiona, por fim se: em meio a uma pandemia, é possível pensar a educação sob outras “bases”?