Núcleo Gera

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

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Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada

Publicado em 1 de março de 2022

A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a organização escolar. Diante disso, uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os itens de química presentes nas edições do ENEM de 2015 a 2019, assim como das orientações presentes na BNCC, utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), a fim de promover uma classificação das demandas cognitivas e da dimensão do conhecimento solicitadas por cada um dos itens. Os dados evidenciam um desalinhamento entre a recém-implementada BNCC e os itens do ENEM. Ressalta-se a necessidade de se reformular o método de avaliação do ensino médio, visto que a prova objetiva é um método que, além de não atingir os graus máximos de ordem cognitiva, aparece como uma avaliação superficial do indivíduo testado.